Diante de um grande público, presente no plenário da Câmara de Cabrália Paulista, na 12˚ sessão ordinária de 2023, os vereadores aprovaram moção para apoiar as reivindicações de funcionários do Centro Paulo Souza.
O órgão é o gestor de unidades educacionais no estado de São Paulo, entre elas as FATECs e ETECs, como a que está situada na cidade. A moção aponta que diante do trabalho excepcional realizado pelos trabalhadores, visando à formação profissional e tecnológica dos jovens, os professores precisam de reajuste salarial para repor as perdas acumuladas nos últimos anos.
Nos bastidores da política estadual, é grande o rumor que o governador Tarcísio de Freitas tem a meta de fechar as referidas unidades de ensino ou conceder a gestão delas para a iniciativa privada, o que seria um enorme retrocesso para municípios como o de Cabrália Paulista.
Inclusive um dos cartazes levados pelos estudantes e profissionais que foram até a sessão do Legislativo nesta ocasião, continha a frase: “Governo Tarcísio quer acabar com as ETECs e FATECs”.
Antes da votação da moção, o presidente da Câmara, Marcinho Zanin, concedeu espaço para que os representantes do movimento, que pedia respeito aos direitos trabalhistas destes servidores, explicarem o motivo da luta contra o plano devastador do governo Tarcísio.
Por fim, a moção, assinada pelos vereadores Junior Martins, André do Ônibus, Japonês do Posto e Wilian do Silvinho, foi aprovada por unanimidade e recebeu elogios por parte de praticamente todos os parlamentares cabralienses. O texto será encaminhado para as autoridades tomarem conhecimento da posição do Poder Legislativo de Cabrália, incluindo o secretário estadual de educação e o governador Tarcísio, que tem sido considerado por profissionais da área, um verdadeiro inimigo do ensino.