Sem os caminhões nas ruas da cidade seria praticamente impossível o abastecimento de indústrias, empresas e comércios. Mas, muitas vezes, esses veículos de grande porte viram vilões, pois atrapalham o trânsito, incomodam moradores, pedestres e outros motoristas. Esse problema é comum em algumas vias da cidade de Ubirajara onde ruas estreitas dividem espaços com caminhões e ônibus.
Uma das ruas onde o tráfego de caminhão é intenso é a Rua Bela de Lima, saída para as cidades de Lucianópolis e Duartina. No local existem a oficina e a borracharia que constantemente atendem motoristas de caminhões e ônibus rurais.
Com isso, motoristas estacionam veículos dos dois lados das ruas, diminuindo assim, o espaço para circulação de veículos, causando transtornos aos veículos que precisam utilizar a via.
Em 2022, a prefeitura fez um estudo de tráfego, porém até o momento não implantou nenhuma medida essencial para aliviar o trânsito da cidade.
Segundo o assessor da prefeita Leonardo Pettenucci, os locais onde acontecem esses gargalos são, na sua maioria, locais onde existem borracharias ou oficinas e como as ruas são estreitas causam esse tipo de problemas.
“Nós estamos vendo uma melhor saída para esse problema, uma vez que, as ruas já são estreitas e quando ônibus e caminhões estacionam quase que enfrente um do outro, não há muito o que fazer, embora, como disse, estamos estudando uma solução para o problema”.
Em Março deste ano, o vereador Josué dos Santos Sena, enviou uma indicação a prefeita solicitando a colocação de placas indicando “cuidado trânsito de pedestres” e também a proibição de estacionamento em um dos lados da rua Dona Bela de Lima, pois, na opinião do vereador, seriam medidas simples mas que dariam maior segurança e prevenir futuros acidentes naquela região.
Outro problema relatado por alguns moradores é dos ônibus que transportam trabalhadores rurais e ficam estacionados em frente a residências, durante a madrugada, antes de saírem ficam com motor ligado por tempo, causando transtornos aos vizinhos.