A Bracell, maior e mais verde fábrica de celulose do mundo, atua com base na filosofia de que tudo o que faz deve ser bom para a Comunidade, bom para o País, bom para o Clima e bom para os Clientes.
Para concretizar esse compromisso, a empresa realiza o projeto Vivências Ambientais, uma parceria entre a Bracell e o Sesi, com apoio das Prefeituras Municipais de Borebi e Duartina. O programa atende 120 alunos, de 9 e 10 anos de idade, das escolas municipais João Solimeo e José Sabbag, em Duartina, e EMEF Prof.ª Iracema Leite e Silva, em Borebi.
As aulas e o material didático são realizados pelo Sesi e organizados em quatro módulos: Cidadania e Meio Ambiente, Água e Energia, Solo e Resíduos Sólidos, Carta da Terra e ODS.
A Gerente de Sustentabilidade da Bracell, Laís Drezza, ressaltou o objetivo da ação, que é despertar e mobilizar esses alunos a atuarem de forma ativa e ambientalmente responsável. “Acreditamos que o Vivências é uma maneira de promover a transformação e apoiar os alunos a serem protagonistas, com ações sustentáveis. Queremos conscientizar toda a comunidade de que podemos somar esforços respeitando e conservando o meio ambiente, e sabemos que as crianças são importantes multiplicadores dessa consciência”, diz a executiva.
Durante os quatro meses de duração do projeto, que tem término previsto para setembro deste ano, os alunos participarão de workshops ‘mão na massa’ com várias atividades, entre elas a construção de brinquedos com materiais recicláveis e a revitalização e/ou criação de uma horta.
A companhia realiza diversas ações de impacto positivo por meio do Bracell Social, programa baseado em três pilares – Educação, Empoderamento e Estar-Bem –, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Apenas no ano passado, o Bracell Social beneficiou mais de 102 mil pessoas.