Workshop criativo em Lucianópolis desenvolveu caixas-poéticas com adolescentes.
A Oficina Multimeios foi proposta para os adolescentes como uma das formas de retomada das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Lucianópolis. Após alguns anos de distanciamento social, deu-se início a retomada dos vínculos, para recriar e fortalecer o Grupo Jovem. As ações criativas e reflexivas foram de grande importância para a vivência e desenvolvimento dos jovens nesse retorno.
Aconteceram encontros ao longo de três meses, possibilitando aos adolescentes a oportunidade de ter contato com diferentes instrumentos e aprendizados como: câmera profissional, projeção de imagens, fotografia, trabalhos artísticos e manuais. Os adolescentes foram motivados a pensar sobre temas que fazem parte do cotidiano: sonhos, medos, angústias, reciclagem, existência, amor, lixo, beleza, sobrevivência, respeito, poesia. A partir desses temas os jovens escreveram mensagens, textos e poesias que foram coladas em cada face de caixas de papelão e decoradas com o auxílio de diversos materiais como sprays coloridos, stencil, cola, fitas e tintas. Assim uma montanha de caixas poéticas surgiu, cada uma a sua maneira, com faces ilustradas e coloridas, apresentando as suas frases, com suas ideias e mensagens reflexivas.
Todos esses temas foram abordados e trabalhados em conversas com os jovens durante os processos criativos de construção das artes nas caixas de papelão. A participação dos adolescentes foi evoluindo e assim os vínculos foram fortalecidos novamente, principalmente o respeito pelo outro foi gradativamente sendo reconstruído. As mensagens criadas propiciaram reflexões e questionamentos fortalecendo a capacidade crítica de cada um envolvido no processo criativo. E, finalmente as caixas de papelão transformadas, com um novo visual e exibindo mensagens, não ficaram somente entre os jovens, elas foram compartilhadas com toda a comunidade de Lucianópolis no dia do Desfile de Aniversário da cidade e também gravadas e fotografadas para uso posterior no evento de encerramento do ano. A consciência ambiental também fez parte do projeto Multimeios, por exemplo, o uso de material reciclável – caixa de papelão – para desenvolver as atividades. Durante todo esse processo criativo que gerou diversas discussões e reflexões, o mais importante é que toda a equipe aprendeu sobre respeitar o trabalho artístico e criativo. Não podemos subestimar os nossos adolescentes sonhadores e que o respeito pelo o que foi desenvolvido em aula seja primordial e concluímos que as ideias, os sonhos, as vivências e toda a memória é impossível de destruir. O curso foi coordenado por Guilherme Godoy.