NOVA OPÇÃO EM MANDIOCA DE MESA MAIS PRODUTIVA E PRECOCE É APRESENTADA A PRODUTORES DE UBIRAJARA

Compartilhe nas redes sociais

 

A recomendação de uso da cultivar mandioca de mesa BRS 429, variedade de polpa de raiz amarela mais produtiva, precoce e com arquitetura de planta que favorece os tratos culturais e a mecanização, foi apresentada a mais de 50 produtores, técnicos e demais interessados na última terça-feira, em Ubirajara.

O evento contou com o apoio da CAU – Cooperativa dos Agricultores de Ubirajara – Centro de Raízes e Amidos Tropicais / Unesp e Embrapa, além da participação de mestres cervejeiros da OMUS – HAUS.

A nova variedade vem sendo preparada desde 2007. Entre os elementos almejados pelos desenvolvedores estavam, particularmente, resistência à bacteriose, doença frequente na região Centro-Sul; hoje, a BRS 429 apresenta moderada resistência à doença, uma raiz cilíndrica e longa que permite maior aproveitamento comercial, alta produtividade e precocidade, e também atrativas qualidades culinárias, incluindo forte coloração amarela, bom tempo de cozimento e textura farinácea. Além disso, tem como destaque apresentar surpreendente uniformidade das raízes.

Marco Antônio Sedrez Rangel, pesquisador da Embrapa, afirmou, na abertura do evento, que a instituição trabalha buscando respostas às questões colocadas pelos produtores. Ele lembrou que o lançamento de uma cultivar de mandioca é resultado de um longo trabalho de pesquisa em melhoramento genético, com cruzamentos e seleções de plantas.

“Estamos lançando um material com características muito especiais, como polpa amarela, estabilidade de cozimento e alta produtividade. O Brasil caminha a passos largos para ser um dos grandes fornecedores de alimentos, fibras e bioenergia do mundo. E isso começa aqui, num dia como hoje”, finalizou.

Houve a degustação do choop fabricado a base da mandioca e também as mandiocas chips que em breve estarão no mercado consumidor.

 

[post-views]