Hospital realiza cirurgia inédita com uso de robô em Rio Preto: ‘Recuperação mais rápida’

Compartilhe nas redes sociais

Procedimento foi feito em uma idosa de 83 anos com câncer colorretal. Segundo equipe médica, equipamento já havia sido usado em outras cirurgias; contudo, é inédito em pacientes com problemas no reto. Hospital realiza cirurgia inédita com uso de robô em Rio Preto
Arquivo pessoal
Médicos do hospital Beneficência Portuguesa, em São José do Rio Preto (SP), realizaram na tarde de sexta-feira (23) uma cirurgia com uso de robô inédita na cidade. O procedimento foi feito em uma idosa de 83 anos com câncer colorretal.
Segundo a equipe médica responsável, o equipamento já havia sido utilizado em outras cirurgias, contudo, é inédito em pacientes com problemas no reto.
A idosa estava em casa, sendo acompanhada por uma equipe médica multidisciplinar. Segundo os médicos, ela tinha urgência na realização do procedimento.
“A lesão da paciente estava muito avançada localmente, provocando sintomas de obstrução intestinal. O tumor estava crescendo muito e ela estava com dificuldades em realizar as evacuações”, explica o cirurgião oncológico Oswaldo Passos.
De acordo com o também cirurgião oncológico Maximiliano Cadamuro, a cirurgia correu bem.
“Era uma região de difícil acesso, mas foi tudo bem. Ela teve dificuldades técnicas por já ter passado por outros procedimentos benignos, mas deu tudo certo. Ela permanece apenas em observação.”
Cirurgia robótica
Segundo Cadamuro, o procedimento com uso de robô oferece vantagens aos pacientes em relação às cirurgias convencionais.
“Com o uso do robô, o paciente tem menos trauma cirúrgico, a cirurgia é mais precisa, o tempo de internação é menor e a recuperação é mais rápida. Por isso, o paciente também vai para casa mais rapidamente”, explica.
Em entrevista ao G1, o especialista detalhou o procedimento.
“A cirurgia robótica faz pequenos cortes. O cirurgião não fica em contato com o paciente, apenas o robô. Os braços do robô entram na barriga do paciente e o cirurgião o controla por meio de uma plataforma. O equipamento reproduz dentro do corpo do paciente o que o cirurgião faz fora.”
Cirurgião controla os movimentos do robô por meio de uma plataforma
Arquivo pessoal
Ainda de acordo com Cadamuro, apesar das vantagens, o procedimento robótico exige uma equipe médica maior e mais tempo de preparação.
“A cirurgia robótica demanda mais pessoas, porque existem cuidados especiais, como o de anestesia e a necessidade de controlar o robô”, explica.
“O procedimento também dura cerca de 50% a mais do tempo de uma cirurgia convencional por conta da preparação. Há o preparo especial para a anestesia, para trazer o robô. Há várias etapas importantes antes de começar a operar”, completa o cirurgião.
O especialista também explicou, em entrevista ao G1, que o médico responsável pelo procedimento deve ser habilitado e o paciente elegível aos critérios da cirurgia.
O equipamento custa, em média, US$ 2 milhões, além dos cursos do material descartável e da manutenção obrigatória. O Beneficência Portuguesa é o único hospital a possuir o equipamento em Rio Preto, segundo afirmou Cadamuro.
Parte da equipe responsável pela realização da cirurgia robótica em Rio Preto
Arquivo pessoal
VÍDEOS: veja as reportagens da região
*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku
Veja mais notícias da região no G1 Rio Preto e Araçatuba

[post-views]