Gália recebe nota “A” no ranking da qualidade de informação contábil e fiscal do Siconfi

Compartilhe nas redes sociais

 

Cidade ficou em 12° lugar entre os 645 municípios e 107º no ranking federal

 

O município de Gália alcançou o 12º lugar entre os municípios paulistas no ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, de acordo com a avaliação do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), plataforma do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda.

 

Já quando o recorte da avaliação envolve todos os municípios brasileiros, o que inclui mais de cinco mil cidades, Galia ocupa a 107º posição, o melhor desempenho da história do município. O ranking produzido pelo Tesouro Nacional tem como objetivo avaliar a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes por meio do Siconfi

 

Lançado em 2020, pelo Tesouro Nacional, o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, o Siconfi, com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação, o Ranking atualmente conta com mais de 100 checagens automatizadas de consistência das informações inseridas por Estados e Municípios no Siconfi.

 

Este ranking compara o desempenho de todos os municípios brasileiros, por meio dele, é possível verificar o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para o Tesouro Nacional, permitindo maior transparência e confiabilidade em relação aos dados.

 

O prefeito de Gália, Renato Inácio Gonçalves, avalia que os dados refletem o comprometimento da administração municipal com a transparência e a precisão das informações financeiras, o que cria um ambiente propício para atrair novos empreendimentos e promover o crescimento econômico. “Essa conquista é o resultado de um esforço coletivo da Administração Municipal e dos servidores dos setores de contabilidade e finanças, que não medem esforços para construir um cenário de responsabilidade fiscal e transparência em todos os atos praticados”, afirma o Prefeito.

 

“O compromisso com a qualidade das informações é essencial para promover a transparência governamental. Dados confiáveis permitem visualizar como os recursos públicos são usados e acompanhar as ações do governo e amparam de maneira mais sólida e eficaz as tomadas de decisão pelo setor público” acrescenta o Secretário Municipal de Finanças da Prefeitura Municipal de Gália – Erlon Antonio Ferreira.

[post-views]