Receita foi preparada pelo empresário Marcos Monteiro, utilizando cogumelo shitake e iguarias comuns à região sisaleira da Bahia. Aprenda a receita de lombo de cordeiro com molho de umbu e aipim
Aproveitando a criação de caprinos e ovinos na cidade de Serrinha, na região sisaleira da Bahia, uma iguaria com a cara – e o sabor – do Nordeste foi desenvolvida por um especialista na região, e a edição do Bahia Rural deste domingo ensina a preparar o lombo de cordeiro com molho de umbu e aipim.
Marcos Monteiro é empresário na região do semi-árido e resolveu mesclar o sabor agridoce, utilizando a carne do animal, dando um toque diferente ao prato.
“Esse prato eu vi em um livro de culinária e fui adaptando para trazer as coisas da nossa região. Ficou um prato quase 100% nordestino. Tem somente um toque não eo é do Nordeste. Eu trouxe um umbu pra dar um agridoce, o lombo de cordeiro (uma das partes mais nobres). E o rosti é feito de batata com queijo parmesão. E eu resolvi fazer ele com aipim”, disse.
Confira o passo a passo:
Ingredientes para o molho
200 ml de polpa de umbu
½ cebola ralada
½ dente de alho
1 maçã pequena
1 xícara de açúcar
Ingredientes para o rosti:
500g de aipim
50g de cebola ralada
50g de parmesão ralado
30g de manteiga derretida
400g de lombo de cordeiro
50g de cogumelo shitake
Azeite e manteiga
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Lombo de cordeiro ao molho de umbu com aipim
Reprodução/TV Bahia
Começando pelo molho, bata a maçã com um pouco de água no liquidificador. Depois, peneire e reserve. Refogue cebola e alho e acrescente todos os ingredientes. Deixe ferver até reduzir.
Para o rosti, rale o aipim, junte a cebola ralada, o queijo parmesão e a manteiga derretida. Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture tudo, modele o rosti e leve ao fogo a 180°C por 25 minutos.
Depois tempere os lombos e grelhe em uma frigideira com azeite e manteiga. Para o ponto perfeito, ponha um pouco de água, espere subir o vapor e tampe outra vez. O vapor vai cozinhar por dentro por alguns instantes. O cogumelo shitake pode ser grelhado na mesma frigideira da carne para grelhar.
Depois é só montar o prato a gosto e degustar a iguaria.
Confira mais notícias do estado em G1 Bahia.
Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia