No retorno das sessões presenciais os vereadores de Duartina, analisam projeto de lei de autoria do prefeito Juninho Aderaldo sobre a criação do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Duartina.
Conforme o projeto apresentado, “o objetivo do Conselho é de manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo, preservá-lo e recuperá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Ao todo são 24 competências do novo conselho criado, destaque para: Propor diretrizes para a Política Municipal do Meio Ambiente; Colaborar nos estudos e elaboração dos planejamentos, planos, programas e ações de desenvolvimento municipal e em projetos de lei sobre parcelamento, uso e ocupação do solo, plano diretor e ampliação de área urbana; Propor e acompanhar os programas de educação ambiental; Convocar as audiências públicas nos termos da legislação; entre outros.
O Conselho, se aprovado, integrará a estrutura organizacional da Prefeitura Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. E a instalação do novo conselho e a composição de seus membros ocorrerão no prazo máximo de 30 dias, contados a partir da data de publicação da Lei.