Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso
Corpo são, mente sã: como a boa alimentação ajuda na saúde mental
Não pense que manter uma dieta saudável serve apenas para reduzir o peso na balança. Comer bem é importante para você cuidar do corpo de forma integral, dos pés à cabeça. Mas como a boa alimentação ajuda a ter uma mente sã?
Segundo a colunista de VivaBem Paola Machado, estudos mostram que problemas de saúde mental como irritação, estresse, mal humor e até ansiedade podem ter relação com o nível de inflamação no organismo (que é maior em pessoas com excesso de gordura corporal) e o mau funcionamento do intestino. Veja nutrientes presentes em um cardápio saudável que ajudam a combater isso:
Ômega 3: Presente no atum, no salmão, na sardinha, na linhaça, no azeite e em castanhas, essa gordura boa tem propriedades antiinflamatórias (ou seja, reduz a inflamação no organismo).
Antioxidantes: Encontrado em boas quantidades em frutas vermelhas, roxas e cítricas e em legumes e verduras (especialmente as verde escuras, como agrião, rúcula, couve, espinafre), essas substâncias combatem os radicais livres, que geram estresse oxidativo no corpo e têm sido relacionados a várias doenças que envolvem o processo inflamatório.
Fibras: Estão em frutas, verduras, legumes e grãos integrais e são essenciais para o bom funcionamento do intestino. Considerado o nosso segundo cérebro, o órgão tem relação com o humor, o estresse, a ansiedade e a saúde mental em geral.
Vitaminas do complexo B: Esses nutrientes participam de diversos processos do sistema nervoso central. O consumo adequado dessas substâncias (presentes no ovo, carnes, grãos, frutas e vegetais) é importante para o funcionamento do cérebro e o controle emocional.
4 alimentos típicos do verão que causam azia, gases e inchaço na barriga
Apesar de saudáveis, alguns alimentos comuns no verão podem ser indigestos e causar desconforto. A nutricionista e colunista de VivaBem Taise Spolti indicou 4 deles, para você reduzir o consumo ou mudar o preparo caso tenha incômodos:
Mandioca: Tem alta concentração de amido, que pode gerar inchaço abdominal, azia e gases em quem não digere bem o nutriente. Para evitar isso, cozinhe a raiz, deixe-a na geladeira e só a consuma a partir do dia seguinte. Quanto menos cozinhar, melhor.
Pimentão: A frutose e a capsaicina presentes no vegetal são responsáveis pelo desconforto, por terem características fermentativas (frutose) e de ardência e queimação (capsaicina).
Tomate: Contém frutose e é rico em histamina, substância que causa no organismo uma resposta similar à de uma alergia. Além de azia, gases e inchaço, pode gerar constipação e coceira. Quem tem problemas com o alimento deve consumi-lo preferencialmente cozido.
Abacaxi: Tem frutose e histamina, como o tomate. Curiosamente, para quem não tem problema com essas substâncias, o abacaxi é aliado da digestão, por possuir bromelina e muita água.