Por Ricardo Silva, g1 Bauru e Marília
A sorte sorriu para Marcelo Simionato, de Arealva (SP), ao abrir a sua primeira leva de pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Logo de cara, o colecionador se viu com uma peça “legends” do Neymar, que desde o lançamento do álbum vem chamando atenção pelas ofertas com preços exorbitantes na internet.
Após comprar o álbum no último dia 23 de agosto, o funcionário público, de 29 anos, não conseguiu segurar a emoção ao se deparar com a figurinha dourada do craque brasileiro.
“Ele comprou o álbum e também 10 pacotes de figurinhas. Já nessa primeira remessa ele teve a sorte de encontrar duas figurinhas extras, a do Ryan Gravenberch, na versão bordô, e a do Neymar Jr., na versão gold. Sua reação ao encontrar a bordô já foi de muita alegria, mas o ápice de euforia e emoção foi quando ele se deparou com a dourada”, recorda a mãe Sirleni Simionato.
E a sorte continuou. Em uma semana, Marcelo encontrou outros craques do futebol mundial também nas suas versões raras, totalizando seis figurinhas extras desde então.
“Dois dias depois de comprar o álbum, ele foi contemplado com a figurinha do Cristiano Ronaldo, na versão prata. Ninguém de casa conseguia acreditar que, em questão de três dias, ele havia tirado três figurinhas extras. Pode parecer piada, mas a sorte continuou nos dias seguintes, com a figurinha Kylian Mbappé (bordô) e na última quinta-feira (1º) ele tirou duas seguidas, a do Luis Suárez (bronze) e a do Raphael Varane (bronze)'”, conta Sirleni Simionato.
Com as peças raras em mãos, desde a última sexta-feira (2), Marcelo passou a divulgá-las nas redes sociais em grupos de colecionadores. Em poucas horas, a primeira proposta pelo card do Neymar apareceu e assustou pelos altos valores oferecidos.
“A primeira proposta da figurinha do Neymar – dourada, foi na casa dos R$ 3 mil. Ele, no entanto, está aguardando novas propostas”, explica.
Colecionando álbuns da Copa desde 2006, Marcelo atualmente está a 21 figurinhas de completar a versão de 2022. Na hora de comprar os pacotes com as figurinhas, a estratégia principal é não mexer no time que está ganhando.
“Compra sempre da mesma pessoa. Um amigo do trabalho, que sabendo da dificuldade de adquirir o álbum em uma cidade pequena, por não possuir bancas, buscou na cidade de Bauru (SP) e pela internet no site da Panini e acabou trazendo para os colegas de trabalho”, explica a mãe do colecionador.
Guardadas a sete chaves, Marcelo continua anunciando as figurinhas e vem recebendo propostas de todo lugar do Brasil.
“Tem gente do Nordeste, do Sudeste, de todos os lugares. Tem proposta que só quer o Neymar, mas também outras que incluem um valor maior por ele mais o Cristiano Ronaldo, por exemplo”, conta.
POR QUE TÃO CARAS?
Desde o lançamento do álbum da Copa do Catar 2022, surgiram inúmeras histórias de ‘figurinhas raras’ sendo colocadas à venda por preços bem salgados, como a do Neymar por R$ 9 mil.
No álbum, além das 670 figurinhas que são vendidas pela Panini, há um espaço para colar quatro “cromos raros”.
Alguns pacotes, e bem raros mesmo, contêm uma sexta figurinha. A tal da Panini Extra Stickers, que também vem sendo chamada de “figurinha extra”.
Ao todo, são 80 figurinhas de 20 jogadores nessas condições, sendo que cada jogador pode ser encontrado em quatro versões: bordô, bronze, prata e ouro.
Existe uma estimativa entre os colecionadores de que o cromo ouro de um desses 20 jogadores apareceria na média de 1 para cerca de 2 mil pacotes. São 14 na categoria lendários e 6 na categoria novatos.
A estimativa é de que um colecionador encontre pelo menos quatro cromos desses raros até conseguir completar o álbum.
Estimar o custo real de uma figurinha rara é bem complicado, já que faltam informações da quantidade disponibilizada. Segundo a Panini, “não é possível atestar a frequência das figurinhas extras”. Deste modo, a procura pelo produto fez crescer o valor no mercado.
Jogadores com “versões raras”
Giovanni Reyna (EUA) – Novato
Luis Suárez (Uruguai) – Lendário
Kevin de Bruyne (Bélgica) – Lendário
Robert Lewandowski (Polônia) – Lendário
Almoez Ali (Catar) – Novato
Gavi (Espanha) – Novato
Heung-Min Son (Coreia do Sul) – Lendário
Luka Modric (Croácia) – Lendário
Raphaël Varane (França) – Lendário
Sadio Mané (Senegal) – Lendário
Alphonso Davies (Canadá) – Novato
Ryan Gravenberch (Holanda) – Novato
Neymar Jr (Brasil) – Lendário
Kylian Mbappé (França) – Lendário
Lionel Messi (Argentina) – Lendário
Dusan Vlahovic (Sérvia) – Lendário
Jude Bellingham (Inglaterra) – Novato
Cristiano Ronaldo (Portugal) – Lendário
Christian Eriksen (Dinamarca) – Lendário
Guillermo Ochoa (México) – Lendário