Sem chuvas e clima seco, aumenta em 5% a demanda de atendimento no Hospital de Duartina.
Por: Jader Santos
Os efeitos do clima seco aumentaram a busca por atendimento médico no Hospital Santa Luzia de Duartina, tanto em crianças quanto em adultos, incluindo principalmente como causa, sintomas de problemas respiratórios.
Cilene Aparecida Rodrigues, coordenadora do Hospital de Duartina, afirmou para nossa reportagem que a procura por atendimento médico aumentou aproximadamente 5% no hospital, com destaque para crianças e idosos, que têm apresentado crises respiratórias devido às condições climáticas, e que mesmo com esta alta, o hospital está dando conta de atender a todos. “As pessoas chegam ao hospital com tosse seca e sintomas fortes de gripe”, disse Cilene.
A ausência de chuvas durante o mês de julho e na primeira quinzena de agosto em Duartina, combinada com temperaturas elevadas durante o dia, resultou em um clima caracterizado pela baixa umidade do ar. As médias na cidade ficaram em torno de 25%, enquanto a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de no mínimo 60% de umidade. Isso teve impactos na saúde da população.