Por: Jader Santos
Duas crianças em Duartina, com idades de 3 e 5 anos, foram diagnosticadas com meningite viral durante a última semana. Ambas estão bem, sendo que uma delas passou dois dias internada e já recebeu alta, continuando o tratamento em casa, enquanto a outra não precisou de hospitalização.
Edyna Yamada, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Duartina, explicou que esses dois casos provavelmente tiveram contato com um vírus cerca de uma semana antes do diagnóstico, pois o período de incubação no organismo varia de 3 a 5 dias. “Não foi o vírus da meningite que as crianças tiveram contato, mas qualquer vírus que, devido à resposta imunológica delas, acabou causando uma forma leve de meningite”, disse Edyna. Ela também esclareceu que, nos casos de meningite viral, não é necessária a suspensão das aulas.
Casos de meningite na cidade, quando ocorrem, são também monitorados pelo VGE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Bauru. Após a identificação do tipo de meningite, é realizada uma ação em conjunto com a Secretaria de Saúde do município. Segundo esse órgão, não há evidências de um surto de meningite em Duartina ou na região.
A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença é transmitida principalmente por vírus presentes nas secreções respiratórias de pessoas infectadas. A prevenção pode ser feita por meio de práticas de higiene, como lavagem frequente das mãos, evitar o contato próximo com pessoas doentes e manter o ambiente limpo e bem ventilado.