Campanha de vacinação contra a febre aftosa na região está em andamento

Compartilhe nas redes sociais

 

Por: Jader Santos

 

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) divulgou que a última campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo começou na quarta-feira, dia 1º de novembro. Nesta etapa, devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. De acordo com a CDA a vacinação de outros animais é estritamente proibida, e o prazo para a imunização do rebanho se encerra no dia 30 de novembro. Os produtores têm até o dia 7 de dezembro para declarar a vacinação. Portanto, é fundamental que os criadores se organizem para realizar a vacinação dentro do período estabelecido pela legislação, que compreende de 1º a 30 de novembro.

 

A declaração da vacinação deve ser preferencialmente realizada eletronicamente, utilizando o sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). No caso de dificuldades, os produtores podem acessar o formulário de declaração no site oficial da Defesa Agropecuária (https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/getdocdoc.php?idform=397), preencher e enviá-lo por e-mail ou entregá-lo pessoalmente em uma das Unidades de Defesa Agropecuária. As Unidades de Defesa Agropecuária na região são: rua Sete de Setembro, 545, Duartina; avenida Mário Amaral Gurgel, 808, Cabrália Paulista; rua Professora Maria Carmo Soares Correia Queiroz, 567, Ubirajara e rua Rio Branco, 706, Avaí.

 

Além dos bovinos e bubalinos, é necessário declarar todos os animais de outros rebanhos existentes na propriedade, tais como ovinos, caprinos, suínos, equídeos (equinos, asininos e muares) e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes). Os criadores que não cumprirem com a vacinação e comunicação estarão sujeitos a multas. A multa é de R$ 171,30 por cabeça que deixar de ser vacinada e R$ 102,78 por cabeça que deixar de ser comunicada.

 

De acordo com os dados do último Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), na nossa região, existem 138.681 animais de todas as idades, abrangendo bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equinos. A distribuição desses animais na região é a seguinte: Avaí possui 38.759 animais, Duartina conta com 26.987, Gália abriga 18.549, Ubirajara tem 17.252, Cabrália Paulista registra 14.526, Lucianópolis apresenta 9.173, Paulistânia totaliza 7.590 e Fernão possui 6.235.

[post-views]