No último dia 20, aconteceu em Lucianópolis o evento Agosto Lilás, que é a campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. De acordo com Fabiana Monteiro, coordenadora do CRAS, o enfrentamento e empoderamento é muito importante para conscientizar a sociedade e, principalmente, as mulheres para entenderem os tipos de violência existentes, conseguir se libertar e utilizar o canal de denúncias ligando para o 180.
Toda rede sócio assistencial do município está disponível para dar suporte a quem precisar. “As mulheres estão cada vez mais entendendo os seus direitos, acreditando na justiça e nas medidas protetivas”, afirma Fabiana Monteiro.
Durante a ação na praça central de Lucianópolis, as famílias tiveram diversas atividades: futebol, música, coral, atletismo, slackline, pintura, dança, break dance, jiu-jitsu e circo. Participaram diversos segmentos da rede sócio assistencial como CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Creche Maria Piovezan Bim, oficineiros, orientadores educacionais. Para reforçar o caráter solidário, foram vendidos cachorros-quentes e refrigerantes para ajudar os projetos sociais da cidade.
“Trabalhamos fortemente com nossas equipes de referência e oficineiros no sentido de informar e desconstruirmos muitas coisas que ainda gera muito preconceito diante do ciclo de violência vivenciado pelas mulheres. É preciso falar sobre este assunto não somente em uma época ou mês, mas sim criarmos uma rede de apoio que garanta a toda mulher viver dignamente. Nosso objetivo é acolher, conviver e trazer questões como estas num debate que gere conscientização no território de abrangência”. Finalizou Fabiana Monteiro.