Dados do Vacinômetro do Governo do Estado de São Paulo revelam que Presidente Alves (56 quilômetros de Bauru) é o município que menos aplicou doses do total de vacinas distribuídas contra a Covid-19, ocupando o 644º lugar no ranking geral. Duartina se mantém entre as cidades que mais utilizaram as doses entregues pelo Estado.
Em Presidente Alves, segundo o Vacinômetro, das 1.190 doses de vacina distribuídas desde o início da imunização, apenas 826 foram aplicadas, o que representa um percentual de utilização de 69,41%. Os dados levam em conta vacinas entregues até 16 de abril e aplicadas até a tarde desta quinta-feira (22).
Em nota, a Prefeitura de Presidente Alves explicou que a divergência ocorreu pelo fato de terem sido usados como referência para o envio das doses dados sobre a população do município referentes ao Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geograa e Estatística (IBGE).”Ou seja, tem mais doses do que idosos”, diz.
“Nós já estamos resolvendo a situação junto ao DRS-6 (Departamento regional de Saúde de Bauru). A vacinação está seguindo o cronograma corretamente, mas, como há sobra de vacinas, o índice cou baixo. Essa semana, o DRS vai nos orientar sobre o que fazer para resolver essa questão”, explica o Executivo.
TEMPO REAL
A relação das cidades que mais aplicaram doses do total de vacinas distribuídas pelo Estado contra a Covid passou a ser divulgada pelo governo estadual no dia 8 de abril. As informações podem ser acompanhadas em tempo real pelo www.vacinaja.sp.gov.br/vacinometro, no “Ranking de Aplicação das Doses Distribuídas”.
Na ocasião, Duartina ocupava a 10ª posição no ranking. Nesta quinta, o município estava em 6º lugar, com 4.180 doses aplicadas diante de um total de 3.558 distribuídas, um percentual de 117,48% – muitos frascos vieram com 11 ou 12 doses, o que explica essa variação, já que o Estado contabiliza média de 10 doses por frasco.