Na tarde do domingo (18), por volta de 16h00, policiais militares durante patrulhamento pela área rural divisa com Lucianópolis depararam com 02 (dois) caminhões em frente à fazenda Santo Antônio, no bairro Ribeirão Bonito; um homem que estava como passageiro de um dos caminhões, ao ver a viatura Policial-Militar, saiu correndo e adentrou em um canavial, fato que chamou a atenção da equipe policial.
Na entrada da porteira, os policiais realizaram contato com uma pessoa que informou não conhecer o homem que havia corrido, e que os caminhões estariam levando gado da fazenda e que teriam notas fiscais a respeito, após, a equipe iniciou as buscas pelos caminhões e, em determinado local, se depararam com um deles no contra fluxo e realizaram a abordagem; o condutor recusou-se a descer, fugindo da equipe, o que levou a um acompanhamento por aproximadamente três quilômetros até que o condutor desceu do caminhão e fugiu a pé, sendo alcançado pelo soldado Marçal e soldado Leite, o tal motorista confessou ter furtado o gado da fazenda e, ainda, ofereceu aos policiais a quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para ser solto, sendo preso por furto e corrupção ativa.
Outra equipe que era composta pelo cabo Marcondes soldado Elias obteve êxito na detenção do outro caminhão nas proximidades de Ubirajara, juntamente com o condutor que questionado pela equipe policial informou ter sido contratado para um frete.
Na referida fazenda a equipe deparou com funcionário daquela propriedade, conduzindo um veiculo Toyota. Indagado pela equipe, alegou que foi vitima de roubo e estava deslocando até a delegacia para registro da ocorrência. Na residência do funcionário da fazenda foi localizada 01(um) espingarda embaixo da cama e 14 (quatorze) cartuchos.
Diante dos fatos e dos depoimentos contraditórios dos envolvidos, foi realizado contato com a CPJ de Bauru onde o delegado de plantão tomou ciência dos fatos e determinou a condução das partes até a delegacia. Na CPJ foi elaborado pelo delegado Dr. Richard Alberto Serrano o BO de Flagrante de Furto Qualificado, Corrupção Ativa e Posse Irregular de arma de fogo de uso permitido.
Foram recuperadas 30 (trinta) vacas vivas e devolvidas ao seu proprietário; os caminhões foram apreendidos administrativamente. O Helicóptero Águia da Policia Militar também foi acionado na ocorrência.