Nossa reportagem procurou a veterinária Kaline Azenha Carloni que teve seu cão de estimação envenenado, provavelmente, pelo mesmo suspeito de envenenar mais de 7 animais domésticos na região entre a prefeitura e o cemitério de Duartina.
Kaline explicou que, mesmo sendo veterinária, não conseguiu salvar o seu cão de estimação que foi envenenado pelo uso do “chumbinho”. Segundo a veterinária, o chumbinho atinge o rim, o fígado e o pulmão e provoca asfixia e insuficiência respiratória. Além disso, o efeito dele é rápido e não tem antídoto, “Os sintomas começam a aparecer em 10 minutos, no máximo, depois dele ter ingerido. De início, o animal tem agitação, convulsão, desorientação, sialorréia, tremores musculares, vomito, diarreia com ou sem sangue, diminuição batimentos cardíacos, dificuldade respiratória e depois o animal vai apresentando prostação e apatia e pode entrar em choque hipovolêmico causando morte do animal. No meu caso, fui avisada do ocorrido e só consegui atende-lo cerca de 1 hr depois de ter ingerido o veneno. Quando chegou na clínica, já teve parada cardio respiratória e hemorragia gástrica e intestinal. E tudo isso também levou a falência renal, devido a todas alterações que o veneno causa, devido sua ação anticolinesterásico”.
A veterinária explica que, quando um animal é infeccionado, não se deve tentar forçar a ingestão de leite, água, sabão ou induzir o vômito. Como o tempo entre a ingestão e início dos sintomas de intoxicação é curto, deve-se procurar por atendimento veterinário o mais rápido possível.
“O tratamento deve ser rápido e pode incluir lavagem gástrica, medicamentos que impeçam a ação da toxina, soro, medicações aumentem a excreção da toxina além de tratamento de sintomas específicos como convulsões. Muitas vezes a internação pode ser necessária para tratamento intensivo”.
No caso específico de Duartina, a veterinária espera que, tanto a polícia civil quanto a vigilância sanitária, dão uma resposta a sociedade. “A polícia já sabe quem envenenou não só o meu cão como os demais também. Agora, espero que a justiça puna com extremo rigor esse inescrupuloso ser que não merece viver em sociedade. Agora, espero também que os culpados por terem vendidos essas substâncias também sejam penalizados”.