Por: Jader Santos
Após um aumento no mês de agosto, a criação de empregos formais registrou uma queda em Duartina no mês de setembro, de acordo com os dados divulgados na última segunda-feira (30) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. A análise aponta que 78 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no mês de setembro, revelando uma desaceleração desse indicador.
A queda na criação de empregos em Duartina representa uma redução de 30% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em setembro de 2022, foram criados 112 postos de trabalho, de acordo com os dados ajustados que levam em consideração as declarações entregues em atraso pelos empregadores.
Nos nove primeiros meses deste ano, um total de 743 vagas foram abertas em Duartina. No entanto, esse número reflete uma redução de 15,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A comparação é feita com base em dados ajustados, que incluem declarações entregues fora do prazo pelos empregadores e correções nos registros de meses anteriores.
Quanto à divisão por ramos de atividade, dos cinco setores pesquisados, em setembro somente o setor agropecuário não contribuiu com novos empregos em Duartina. A liderança na criação de postos de trabalho foi dos serviços, que abriram 30 novas vagas.
O comércio seguiu de perto, com a abertura de 26 novos empregos com carteira assinada. Em terceiro lugar, a indústria (produção de bens e serviços industriais) registrou a criação de 12 postos de trabalho, seguida pelo setor da construção civil com 2 novas vagas.