O atendimento às crianças se deu através de parceria entre profissionais da Sala de AEE e o neuropediatra Álvaro Bertucci
Cabrália Paulista:- Na quarta-feira, dia 11, 34 crianças da Rede Municipal de Educação passaram por avaliação neurológica com o neuropediatra Álvaro Bertucci, de Bauru, viabilizada pela Prefeitura Municipal de Cabrália Paulista.
De acordo com a professora especialista, Deisi Cristiane de Lima Barboza, o objetivo dos atendimentos foi possibilitar que a escola e as famílias tivessem mais esclarecimentos sobre as especificidades de cada criança. “As avaliações, os relatórios de observações, e agora a consulta com o neuro, as avaliações psicopedagógicas, os exames clínicos e as devolutivas compõem um conjunto específico de ações e documentos que devem nortear as ações pedagógicas, as ações das famílias e os possíveis laudos e as possíveis intervenções terapêuticas e/ou medicamentosas que possam surgir, para assim, contribuir para que as crianças alcancem a devida aprendizagem para cada fase de seu desenvolvimento, e para que as diferenças não sejam escondidas, mas destacadas”, explicou.
“Além disso, as consultas com neuropediatra, devido à falta deste profissional e à complexidade deste atendimento, são escassas na rede pública, contemplando apenas uma vaga por mês para o nosso município”, acrescentou a secretária de Educação, Ana Cristina Consalter que, diante do cenário da educação especial, decidiu contratar as consultas, cujo valor foi estabelecido em cerca de dez vezes menor do que na rede particular de atendimento.
Para a professora especialista, Julia Fernanda, a verdadeira inclusão não ocorre somente no ambiente escolar. “Nós que vivemos a realidade dentro da escola sabemos das dificuldades dos nossos alunos e devemos nos adequar, junto com a família, para possibilitar o desenvolvimento pleno dessas crianças, contou.
O prefeito Alemão destacou a ação como de suma importância para a Educação e para a Educação Especial e agradeceu a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde na parceria com os medicamentos e na possível realização dos exames. “Somos cientes do nosso compromisso com a educação neste cenário de inclusão, que cresce a cada dia”, finalizou.