Da Redação
O prefeito de Cabrália Paulista Odemil Ortiz de Camargo, conhecido como “Alemão do Leite” acolheu parecer da comissão de sindicância e determinou o cancelamento de nove pessoas que estavam inscritas como taxistas na cidade, mas, que não exerciam a profissão.
O cancelamento ocorreu após a conclusão de uma sindicância administrativa, determinada pelo prefeito depois que o vereador e também servidor público municipal João Martins Júnior apresentou denúncia de que algumas pessoas estavam utilizando da condição de taxista apenas para retirar veículos novos com isenção de impostos sem, no entanto, exercer a profissão de taxistas.
A comissão de sindicância investigou as 12 licenças de taxista que estavam inscritas no setor de tributação do município. A comissão ouviu todos os inscritos dando a eles a oportunidade de provarem a regularidade no exercício da profissão. Desse total, apenas 3 taxistas foram reconhecidos, pela comissão de sindicância, como que de fato, exercem a profissão de taxistas. Ao todo foram canceladas nove inscrições.
De acordo com a legislação, taxistas têm algumas vantagens das demais profissões como, isenção do imposto na hora de adquirir ou trocar de automóvel. Segundo o profissional Marcos Freitas, contador especializado na área, o taxista se valendo desse direito, pode conseguir um desconto de até 30% na compra de um veículo zero quilômetro. Além disso eles tem a Isenção do IPVA – Imposto sobre Veículos Automotores, taxa que é paga anualmente; Facilidades para o pagamento do INSS, seguro social que garante a aposentadoria e também descontos de vantagens na contratação de seguro auto.
O relatório final da comissão de sindicância foi encaminhado ao Ministério Público.