“Inflação do Aluguel” despenca, mas preços em Duartina continuam estáveis

Compartilhe nas redes sociais

 

Por: Jader Santos

 

No dia 29 de julho, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou os dados referentes ao Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), popularmente conhecido como “inflação do aluguel”. O índice apresentou uma queda de 1,93% em junho, aprofundando ainda mais o declínio de 1,84% registrado no mês anterior. Essa queda significativa acumulou deflação recorde de 6,86% nos últimos 12 meses, marcando deflações recordes na série iniciada em 1989.

Apesar desse índice registrar deflação, em Duartina, o impacto não é sentido por aqueles que procuram imóveis para alugar, nem mesmo por aqueles que já estão pagando aluguel. Segundo Francisco Maldonado Netto, da Imobiliária Maldonado de Duartina, os valores dos aluguéis não apresentaram queda devido à baixa oferta de imóveis para locação. Além disso, nos contratos atuais, como na renovação o IGP-M não é aplicado, não têm resultado em redução dos valores.

Apesar dos preços dos aluguéis se manterem estáveis em Duartina, até julho deste ano, houve um aumento de aproximadamente 20 a 30% na procura por locação. Conforme Maldonado Netto, o valor médio dos aluguéis residenciais na cidade gira em torno de R$ 700.

Vale ressaltar que o IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil, considerando o período entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

 

 

[post-views]