O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Lucianópolis, promoveu uma Campanha de Valorização da Mulher, com o objetivo de realizar ações reflexivas sobre o gênero feminino, promovendo a valorização e o empoderamento desse público. A programação incluiu palestras na Escola Professora Célia Primo Calil.
As participantes construíram um mural coletivo com imagens e palavras, trazendo uma reflexão sobre seu valor como mulher e as lutas e conquistas de direitos ao longo da história.
De acordo com a equipe técnica do CRAS, a campanha contribuiu para a prevenção de ocorrências de vulnerabilidades e/ou riscos sociais entre as famílias, no que tange à violação de direitos contra as mulheres. A avaliação é de que a iniciativa foi uma forma criativa e um importante instrumento para discutir e orientar as famílias do território sobre os seus direitos, especialmente porque as usuárias participaram efetivamente das discussões, fortalecendo o empoderamento na preservação e garantia dos direitos. “A importância da mulher na sociedade faz-se cada vez mais intensa no cotidiano, na sociedade, na política e nas decisões do dia a dia. No entanto, há ainda muitos avanços a serem conquistados”. Disse Fabiana Monteiro que é a coordenadora do Cras Lucianópolis.