A Polícia Militar realizou nesta quinta-feira (3), uma ação de reintegração de posse da fazenda São Sebastião, no bairro do Alambary em Cabrália Paulista. Segundo a PM, não houve registros de conflitos. De acordo com o Movimento dos Sem Terra (MST), 18 famílias se instalaram na fazenda, porém, apenas 01 estava no local na hora da reintegração.
A polícia chegou ao local às 8h onde foi cumprido a ordem judicial. “Cumprimos na íntegra o mandado judicial restando neste momento cerca de 1 residência a ser destruída”, disse o capitão Norberto, responsável pela operação.
A liminar de reintegração de posse foi expedida pelo juiz da comarca de Duartina Dr. Luciano Siqueira De Pretto. Os autores da ação foram os proprietários da fazenda Emerson Chiarotti e Flavio Miura e a Prefeitura de Cabrália Paulista. A fazenda com cerca de 370 alqueires, produz soja e frutas, além de grande criação de gado.
Conforme relatou a Polícia Militar, a ação contou com cerca de 20 policiais, sendo da militar e ambiental, também estiveram presentes representantes do Conselho Tutelar, Assistência Social, Ambulância e Servidores da Prefeitura Municipal de Cabrália Paulista.
Carlos Fávaro, o ministro da Agricultura, afirmou que, antes da posse de Lula, foi feito um acordo com os sem-terra para que não houvesse mais invasão de áreas produtivas. A trégua, ao que parece, não durou muito. Nos últimos dias, além da fazenda da Suzano na Bahia, militantes do movimento ocuparam dez áreas no interior de São Paulo, incluindo Cabrália Paulista.