Bauru e região se despedem da voz do “Momento Ave Maria”. Morreu, na madrugada desta sexta-feira (3), em Bauru, por volta de 5h, o advogado, jornalista, professor, ex-vereador e ex-deputado estadual Roberto Hilvo Giovani Purini, aos 85 anos. Ele estava internado desde o dia 23 de dezembro no Hospital da Unimed, lutando contra um quadro de pneumonia que se agravou, explica o filho e ex-vice-prefeito Renato Purini.
Roberto Purini foi vereador de Bauru pelo MDB nos mandatos de 1968 a 1972, 1973 a 1976. Foi também deputado estadual pelo PMDB de 1979 a 1983, 1983 a 1987, 1987 a 1991, 1991 a 1995 e 1995 a 1999. Ele comandou um programa de oração na antiga rádio Auri Verde e mais recentemente na TVC. Roberto Purini recebeu o título de “Cidadão Duartinense” pelos relevantes serviços prestados ao município. Duas grandes conquistas da região que tem suas digitais é a vinda da Unesp e do Aeroporto de Bauru.
Para o ex-prefeito de Duartina Gilberto Alonso, Purini foi importante não só para Bauru, mas para toda região, era um deputado que auxiliava os prefeitos da época. “O Purini, sempre foi um deputado que tinha muito trânsito juntos ao governo estadual. Nos conduzia, com seu prestígio junto a todas secretarias de governo e do próprio governador. Era um deputado que fazia política de atacado, o que é muito raro hoje em dia. Com certeza, deixou um legado que serve de exemplo, seja como pai, esposo, educador, jornalista, radialista e político. Uma grande perda, sem dúvida nenhuma.”
Para a chefe de gabinete de Duartina, Junior Giovanetti, o deputado sempre foi referência política na região. “Purini foi um deputado que sempre nos atendeu com muita presteza e desprendimento. Não só nas demandas do Município. Ajudou em tudo que lhe era solicitado. Festa do Peão Boiadeiro, Festivais Sertanejos, entidades assistenciais, etc. O gabinete dele na Assembleia era ponto de encontro dos prefeitos de nossa região. Aceitava a todos os convites, e nunca se furtou a nos receber. A região perde um grande homem, um grande político e um grande chefe de família”.