Neste domingo, Duartina comemora 96 anos de Emancipação Político Administrativo. Para marcar a data, a Prefeitura vem promovendo ao longo do mês de dezembro uma extensa programação festiva.
Hoje, 10, haverá Campeonato Intermunicipal de Bocha, abertura e Exposição do Presépio, Baile da Cidade e Show com Luana Prado no Eco Parque “Ciro Simão”.
Amanhã, domingo, 11, haverá Cavalgada, Leilão, Encontro de Bandas e, encerrando o domingo Show com Hugo e Thiago. As comemorações seguem até o dia 31 de dezembro.
HISTÓRIA
Em 11 de dezembro de 1926, através do Decreto Lei Estadual nº 2151, o Distrito foi elevado à categoria de Município, com a denominação de DUARTINA, desmembrado do município de Piratininga. Sua instalação verificou se em 19 de maio de 1927. A solenidade de instalação do município foi marcante na história local, desde o surgimento do povoado, até a sua vitoriosa transformação em Município. Foi graças ao empenho, as alianças e ao jogo político feito pelos fazendeiros e coronéis locais, da participação tímida da população local, e sobretudo, do interesse político do deputado Eduardo Vergueiro de Lorena, que se converteu em lei o projeto de emancipação político administrativa de Duartina, em São Paulo.
São consideradas figuras ilustres do município: Expedicionário Antônio Aparecido – voluntário duartinense da 2ª. Guerra Mundial, morto em combate – Monsenhor Jorge Antônio Martinelli – Pároco da Igreja de Santa Luzia, por mais de 40 anos.