Com o objetivo de eliminar os riscos de acidentes na rede elétrica, o projeto viabiliza, de forma sustentável, a substituição de árvores
A cidade de Duartina passará reordenamento da arborização urbana. Com a implantação do projeto Arborização + Segura, a CPFL Paulista e a Prefeitura Municipal irão plantar mais de 150 mudas de porte e espécies mais adequadas para o contexto urbano, reduzindo interferências nas redes elétricas e aumentando a segurança para a população.
O convênio foi assinado na manhã desta quarta-feira, 26, no Gabinete do Prefeito. Após, foi feito o plantio simbólico de uma muda na avenida Expedicionário Antônio Aparecido. Pela prefeitura, participaram o prefeito Aderaldo Pereira Souza Junior (Juninho) e o secretário de Meio Ambiente, Claudio Sampaio, e pela CPFL, a consultora de relacionamento Orzila Ortega e o coordenador de Operações de Campo, Claudinei Begueto.
A empresa disponibiliza as espécies adequadas e as equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação. As mudas são escolhidas a partir de espécies de menor porte, como: Araçá, Aroeira Salsa, Chal-chal, Ipê-branco, Ipê-amarelo, Pitangueira, Quaresmeira, Cambuí, Chá-de-bugre, Goiabeira, Guabiroba, Guabiju, Manacá-da-Serra, Extremosa, Escova-de-garrafa, Cereja-do-rio grande, Caroba e Cambuí. Adicionalmente, em áreas afastadas da rede de energia elétrica, são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte.
No processo de substituição, a CPFL Paulista identifica espécies de árvores que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal.
Além disso, a empresa faz também um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas, principalmente próximas à rede elétrica, por conta própria.