Lançado no dia 26 de setembro, o álbum foi entregue a cada atendido da APAE de Bariri com os envelopes das figurinhas. São 12 páginas divididas por continentes e 84 figurinhas.
Por Desirèe Assis*, g1 Bauru e Marília
A menos de dois meses da Copa do Mundo 2022, a “febre” das figurinhas do álbum ainda domina as bancas de revistas e encanta os olhares dos apaixonados pelo futebol. Entre eles, estão os atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bariri.
Por conhecer os gostos dos alunos, os professores da associação inovaram com a ideia de produzir um álbum cujas figurinhas que, no lugar dos jogadores, traz o rosto dos próprios atendidos na unidade. Lançado no dia 26 de setembro, o projeto foi entregue a cada aluno com os envelopes contendo as figurinhas personalizadas.
Ao g1, a presidente da Apae de Bariri, Gislaine Aline Maranho Rodrigues Capobianco, de 42 anos, conta que a ideia foi da atendida Juliana Camila Bozza Maia, que assistiu a um vídeo sobre álbuns de figurinha.
Em conversa com o professor de educação física Alfredo Trovarelli Pinheiro, a presidente conta que Juliana transcreveu a ideia no chão da quadra de esportes da entidade. A direção então apoiou e abraçou o projeto, pensando nos benefícios que poderia trazer.
Entre os pontos positivos, Gislaine destaca o aumento da autoestima, iniciativa, autonomia, interação e socialização, o que faz com que haja uma estimulação da alfabetização, processos cognitivos, matemáticos e geográficos entre os atendidos.
Sobre a entrega dos envelopes com as figurinhas, a presidente explica que os atendidos precisam ter bom desempenho nos projetos, participar e exercitar o companheirismo. Assim, os colecionadores ganham o valor para a compra no ponto de venda da Apae e podem trocar as suas repetidas.
“Será estipulado um dia na semana em que todos os participantes poderão adquirir os envelopes com as figurinhas, através do dinheiro fictício adquirido durante a semana, de acordo com a sua atuação nas aulas e oficinas”.
O álbum conta com 12 páginas divididas por continentes e 84 figurinhas das seleções participantes da Copa do Mundo do Catar. O diferencial é que os jogadores são representados pelo matriculados e usuários do programa sócio assistencial da entidade.
“Eles adoraram o álbum e estão esperando ansiosamente para comprar e trocar as figurinhas no ponto de troca e venda, e também quem será o primeiro atendido a completar o álbum”, completa Aline.