O prefeito de Lucianópolis, Humberto Maldonado assinou convênio com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER) para adesão ao Programa Mais Pecuária Brasil que tem como objetivo o melhoramento genético de rebanhos bovinos por meio de acordo de cooperação técnica que permitirá o uso do sistema de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) no município.
O processo de inseminação é realizado por um técnico da CONAFER, permitindo aos pequenos e médios produtores o acesso direto a tecnologia genética e aumento da produção do rebanho de corte e de leite com custo zero para o município e para o produtor.
O convênio tem duração de 12 meses e pode ser renovado anualmente por até 4 anos. O acordo prevê que poderão ser realizadas, no mínimo, 100 inseminações por mês, totalizando 1000 cabeças de gado anuais nas propriedades de agropecuaristas devidamente cadastrados.
De acordo o prefeito, o emprego das técnicas de melhoramento genético permitirá a melhora dos índices de produtividade, elevará a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor, criando perspectiva de futuro para o agronegócio municipal. “Esse programa é desafiador para município e essa parceria com o CONAFER contribuirá para maximizar a produção com probabilidade de melhores resultados em pequenas áreas rurais em um curto espaço de tempo; cerca de quatro anos”, destacou.
O prefeito abordou ainda que, a tecnologia utilizada pela empresa Alta Genetics, líder mundial na tecnologia de inseminação artificial proporciona o aumento de produção de arrobas por hectare, melhora a fertilidade, aumenta a eficiência alimentar e a resistência a doenças e o programa já começa a chegar aos produtores nos próximos meses. “Teremos capacidade de realizar até 100 inseminações por mês a partir da segunda quinzena de setembro deste ano”, ressalta. Para maiores informações, interessados poderão procurar a prefeitura municipal pelo fone (14) 3286-1209.