Uma equipe da Policia Militar de Duartina em patrulhamento pela Rua Henrique Hortelã com a avenida Aureliano Aredes, defronte a Prefeitura Municipal avistaram a avó e a tia de um bebê de 11 meses em total desespero.
Ao perceberem o desespero de ambas, rapidamente se dirigiam em direção das mulheres com a criança no colo. A avó e a tia contaram aos policiais militares que a criança estava com obstrução das vias aéreas (engasgado), e já apresentava sinais de desfalecimento (desmaio).
Os Policiais imediatamente colocaram a criança a tia e a avó na viatura e se dirigiram ao Hospital Santa Luzia.
Porém, durante o trajeto, um dos policiais executou a manobra de Heimlich, desobstruindo as vias aéreas da criança, que voltou a respirar.
A manobra leva esse nome em homenagem a seu criador, o americano Henry Heimilich. O objetivo do movimento – que envolve batidas ritmadas nas costas do bebê, apoiado de bruços no antebraço do adulto e com o bumbum mais alto que a cabeça – é simular uma tosse.
Já no Hospital, o médico examinou o bebê e o deixou em observação. A tia do bebê, informou que ele havia engasgado com o próprio vômito e que se não fosse a agilidade e a presteza da equipe, não teriam como chegar a tempo ao pronto socorro. O bebê encontra-se internado em observação, porém, não corre de risco de morte.