Hospitais de Marília e Bauru recebem projeto do estado para zerar fila de espera por cirurgias

Compartilhe nas redes sociais

Departamentos Regionais de Saúde das duas cidades possuem milhares de pacientes aguardando chamamento para procedimento cirúrgico. Unidades de saúde entrarão em contato com os pacientes.

Um projeto da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo pretende zerar a fila de espera por cirurgias e os Departamentos Regionais de Saúde de Bauru (SP) e Marília (SP) serão contemplados.

Entre as unidades participantes está o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema).

No hospital de Marília, referência para 62 municípios com mais de 1,2 milhão de habitantes, a demanda inicial é de 749 pacientes. Em todo o Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9), 43 mil pessoas aguardam chamamento.

Na regional de Bauru, a expectativa é zerar a fila de mais de 39,1 mil procedimentos. Em todo o Estado são 538,1 mil pessoas esperando na Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross).

Para acabar com a demanda reprimida, haverá cirurgias extras na rede estadual, remuneração dobrada nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e a contratação de serviços privados.

HC/Famema

No HC/Famema a primeira convocação é composta por pacientes que já foram avaliados pela equipe de assistência, possuem exames pré-operatórios dentro da validade e, na grande maioria dos casos, não necessitam de novas consultas.

As cirurgias serão realizadas em 38 das 54 modalidades cirúrgicas autorizadas nas alas adulto, infantil e ambulatório de especialidades, que estão preparadas para a chegada dos pacientes.

As intervenções envolvem as especialidades de cirurgia vascular, oftalmologia, cirurgia abdominal, cabeça e pescoço, ortopedia, urologia e ginecologia, entre outras.

O HC/Famema informa que não é necessário que os pacientes entrem em contato, porque todos serão convocados pela instituição através dos canais próprios e conforme ordem de prioridade.

Posteriormente ao atendimento do grupo interno, haverá a chegada de pacientes do fluxo externo, que serão encaminhados ao HC/Famema através do DRS. O mutirão das cirurgias tem a duração prevista de quatro meses.

Bauru

Em Bauru, a estratégia contempla 54 cirurgias ofertadas no SUS em sete especialidades, como do aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia.

 

[post-views]