Frio intenso só no final de junho, apontam meteorologistas

Compartilhe nas redes sociais

A primeira semana do mês de junho será úmida no estado de São Paulo. A passagem de duas frentes frias aumenta a nebulosidade e as condições para chuva forte nas áreas do oeste paulista, região do Vale do Ribeira e litoral de São Paulo. Já no interior do estado a expectativa é de chuva fraca e isolada, sem volumes elevados.

Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio deve avançar pelo estado fazendo a temperatura cair de forma significativa, especialmente nas áreas próximas ao litoral. No interior, a temperatura pouco oscila e o calor persiste.

No segundo decêndio do mês de junho, a temperatura entra em elevação no estado e volta a fazer calor, mas não intenso. Nos últimos dez dias de junho, há possibilidade de uma nova frente fria avançar pelo estado, acompanhada de uma forte massa de ar frio. A temperatura deve cair de forma expressiva em todo o estado, com frio persistindo até o final do mês.

De forma geral, as chances são de o acumulado mensal de chuva ficar acima da média histórica no litoral e dentro da média nas áreas do interior. A temperatura deve ficar um pouco abaixo da média no estado, por conta do avanço de fortes massas de ar frio.

Como será o frio no inverno?

O inverno de 2022 começa astronomicamente às 6h14 do dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, data do equinócio da primavera.

O frio será frequente, mas só 2 ou 3 massas polares vão efetivamente gerar situações de onda de frio no país. A tendência de neutralidade no centro e leste do Pacífico Equatorial, mas com características frias, facilita a passagem de outras massas de ar frio sobre o Brasil ao longo do inverno.

O frio poderá ser pior no Sul e em partes do Sudeste e Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso do Sul. O meteorologista Celso Oliveira alerta que, até o fim de julho, é possível que o Brasil experimente novamente uma onda de frio parecida com a que gelou o país no começo da segunda quinzena de maio.

[post-views]