Coluna Pinga Fogo 06.02.2021

Compartilhe nas redes sociais

Começou o ano legislativo

Após recesso parlamentar obrigatório, a maioria das Câmaras dos Vereadores voltaram nessa semana, a realizar as sessões ordinárias. A casa de leis, como são chamadas, as câmaras municipais se constituem num órgão de representação, independente e harmônico com os Poderes Executivo e Judiciário, que lutam dia a dia, para ser o porta-voz dos interesses dos munícipes, levando reivindicações ao Prefeito, elaborando leis de interesse local, fiscalizando o dinheiro público, para que a democracia seja fortalecida e o bem comum sobrepaire sobre os interesses particulares.

Lua de Mel….

Na maioria das câmaras em que o PC Noticias faz cobertura jornalística, o discurso foi de paz, união e que o clima das eleições ficaram para traz. Na verdade, o momento é o mesmo de um casal recém casado, a famosa “Lua de Mel”. Porém, como todo recém casado, logo chegam os problemas e assim, situação e oposição, começam a tomarem seus lados e assentos.

Pendengas eleitorais….

O processo que levou o juiz a cassar o registro da candidatura do prefeito e vice –prefeito de Duartina já está em grau de recurso no Tribunal Regional Eleitoral. Na próxima semana, a procuradoria regional eleitoral deve dar parecer, opinando pela procedência ou não do recurso. Logo em seguida, será encaminhada ao relator que proferirá seu voto para que seja julgado pelo plenário que decidirá se Duartina terá ou não, novas eleições. Ao que tudo indica, tanto a defesa do prefeito quanto de Serginho Cabeleireiro deverão fazer sua sustentação oral.

Cenário incerto….

Se os juízes do TRE reformar a sentença do juiz local, nada muda no cenário político municipal. No entanto, caso o TRE confirme a sentença local, novas eleições seriam realizadas. Neste caso, o atual presidente da câmara dos vereadores. Vereador Luiz Henrique, assumiria o cargo de prefeito interinamente, que poderia concorrer ao cargo de prefeito, mesmo exercendo a prefeitura interinamente. A pergunta que fica é: Quem sairia candidato do lado do prefeito, uma vez que, tanto Juninho como Luciano Japonês ficariam impedidos de disputar uma eleição suplementar?

Arquivo….

E por falar em pendengas eleitorais, essa semana a justiça encerrou mais uma em Ubirajara. Em 2019, o ex prefeito Zica gravou um vídeo em Brasília, dando a sua versão nos fatos sobre o transportes de alunos do município. Os vereadores Marcos Briquezzi e Neco Espanhol sentiram ofendidos com as palavras do ex prefeito e ingressaram com uma ação de reparação de danos morais. No entanto, pelo que nos foi repassado a esta coluna, o processo virou arquivo de gaveta, por um erro processual da parte dos denunciantes.

Passo para traz….

Depois de convocar assembleia para contratação de um empréstimo bancário, a diretoria do Hospital Santa Luzia desistiu do empréstimo antes mesmo da assembleia. O fato despertou a curiosidade e criou uma certa polêmica na cidade, uma vez que o patrimônio da entidade seria colocada como garantia para pagamento da dívida. Na verdade, o empréstimo contrariava o discurso do prefeito que sempre afirmou que o Hospital estava indo bem e que as dívidas ainda restantes, seriam sanadas sem prejuízo aos serviços prestados pela entidade.

Vitória de Bolsonaro

O governo Bolsonaro acaba de registrar grande vitória na guerra pelo comando do Senado e da Câmara. A conversa à boca pequena é: ele fez barba, cabelo e bigode. Será? É claro que Bolsonaro ganhou. E ganhou bem, derrotando figuras de porte, como o ex-presidente e prócer do DEM, Rodrigo Maia. Teria usado armas pesadas, do tipo R$ 3 bilhões, para atrair votos que iriam para Baleia Rossi, MDB-SP, e Simone Tebet, MDB-MT. E mais: puxou o apoio do Centrão. Esse ente que monta no cavalo do poder, livra-se do cavalo cansado e pega adiante outra montaria cheia de saúde e viço. O Centrão é assim. Muda de posição como as nuvens. Hoje, é governo, amanhã será governo, arrumando sempre um jeito de se acomodar.

Reeleição no tabuleiro

Pois é, as pedras do pleito de 2022 já estão no tabuleiro. Condições positivas para Bolsonaro: 1. Recuperação da economia; 2. Remontagem do cobertor social – Renda Brasil; 3. Presidentes da Câmara e do Senado do seu lado; 4. Recuperação do desgaste com a gestão da economia; 5. Melhoria da imagem do Brasil no conjunto das Nações, com mudanças na condução do meio ambiente e das relações exteriores; 6. Absorção de facções do centro, agregando eleitores centristas e ampliando sua base radical; 7. Grande divisão da direita, centro e centro-esquerda, o que pode lhe render maior apoio e unidade. 8. Menor radicalização da política. Condições negativas para Bolsonaro: moldura acima não será como a descrita.

[post-views]