“O SUAS que Temos e o SUAS que Queremos”. Este foi o tema da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na última quarta-feira, 14, pela Prefeitura de Gália, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Gália já realizou as três primeiras etapas que são: Reunião com a Equipe Técnica do SUAS, Pré-Conferência e agora a Conferência.
A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social teve em sua programação palestra com a doutora em Serviço Social e professora Maria Estela Monteiro da cidade de Marília, com apresentação dos Eixos Temáticos por grupos; votação das propostas e apresentação de moções e escolha de delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.
“A Conferência de Assistência Social reforça nosso compromisso em promover políticas inclusivas. É por meio do diálogo franco e da escuta atenta que construiremos uma rede de assistência social cada vez mais eficiente e capaz de atender às demandas daqueles que mais precisam. Contem com nosso apoio e empenho para transformar em realidade as propostas debatidas aqui. Juntos, vamos avançar rumo a uma Gália mais acolhedora, justa e igualitária para todos”, destacou o Prefeito Renato Inácio durante a abertura do evento.
A Secretária da Cidadania e Assistência e Cidadania, Elaini Santana Barbosa, falou sobre a importância da Conferência Municipal de Assistência Social e sobre levar as propostas para as conferências estadual e federal. “A conferência tem como objetivo o debate de questões, ideias e melhorias sobre o SUAS no município e é um espaço democrático de debates coletivos para discussão das propostas já realizadas nas pré-conferências. É o momento que temos para a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS no município, com a participação de vários segmentos”.
O encontro aconteceu no CCI “NEGUITA”, e contou com a presença de membros do Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, Prefeito Renato Inácio Gonçalves, Vice-Prefeita Ana Bortoletto, Trabalhadores do SUAS, Grêmio Estudantil da EE. Graciema Baganha Ribeiro, usuários do SUAS, sociedade civil, profissionais da Saúde e da Educação, Conselho Tutelar e representante da Câmara de Vereadores Sara Barbosa Faria.